Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Simaba salubris Engl. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-09-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie "Criticamente em perigo" (CR) devido à perda de hábitat e ao declínio na AOO. É possível que esteja extinta, pois a última coleta foi há 76 anos. Tem distribuição restrita, com AOO de 8 km². Foram identificadas apenas duas coletas da espécie, sendo ambas muito antigas. Uma em 1823, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), e outra em 1936, em Campo Grande (MS). Embora as duas localidades sejam muito distantes, ambas estão no bioma Cerrado e sob a mesma ameaça: a expansão da fronteira agrícola. Desta forma, foi considerada sujeita a somente uma situação de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Homalolepis salubris (Engl.) Devecchi & Pirani;

Família: Simaroubaceae

Sinônimos:

  • > Simaba salubris ;
  • > Quassia salubris ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo (Pirani; Wayt Thomas, 2012). Conhecida apenas do material tipo proveniente de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, em 1823, e outra em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1936 (Pirani, 2002).

Ecologia

Subarbustos a arbustos (Pirani; Wayt Thomas, 2012), forma touceiras e apresentam sistema subterrâneo desenvolvidos (Pirani, 2002).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade. A partir de um manejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais de soja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25 ton/ha/ano. Aproximadamente 45.000 km² do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde a erosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130 ton/ha/ano (Klink; Machado, 2005).

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000 km² - uma área equivalente ao Estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade high
Detalhes O amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura) (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- PIRANI, J.R.; WAYT THOMAS, W. Simaroubaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB001346>.

- PIRANI, J. R. Simaroubaceae. In: WANDERLEY, M. DAS G. L.; SHEPHERD, G. J.; GIULIETTI, A. M. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo, SP: FAPESP; HUCITEC, p.313-321, 2002.

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Simaba salubris in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Simaba salubris>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/09/2012 - 12:50:50